1º encontro na Ilha do Governador aproxima sindicato aos panificadores
O SIPC promoveu, no dia 11 de outubro, o primeiro encontro regional de panificadores com o objetivo de aproximar a categoria, além de demonstrar a realidade do dia a dia da atual diretoria, que hoje tem à frente a presidente Fernanda Hipólito, junto com um grupo que tem lutado bastante há alguns anos. O evento, realizado na Pousada Guanabara Garden, na Ilha do Governador, reuniu empresários donos de padarias, fornecedores e convidados, sendo o primeiro de uma série programada em todo o município do Rio de Janeiro. O projeto visa alcançar todo o setor chamando o panificador a participar com demandas e troca de conhecimentos a fim de melhorar a posição do comércio no cenário da indústria de alimentos.
No encontro da Ilha, a presidente Fernanda Hipólito ressaltou o empenho do grupo diretivo e o legado deixado por Armando Vieira da Cruz, o respeitado e admirado presidente que faleceu em agosto, três meses após a posse.
“Ao entrar para a diretoria do sindicato, eu não imaginava em pouco tempo estar me dirigindo à categoria como presidente. Na condição de vice-presidente eleita na chapa, por delegação do Seu Armando, já vinha representando a instituição em vários momentos e, de repente, por força do destino, fui conduzida ao cargo máximo. Apesar da grande responsabilidade de substituir um líder, hoje me sinto à vontade e conto com a ajuda de uma diretoria que caminha junto e me impulsiona a sonhar com novas conquistas. As questões sociais serão sempre apoiadas pelo sindicato e neste ano o nosso apoio é a causa do autismo, tema estampado nas novas camisas que serão distribuídas no dia 27 de outubro, por ocasião do evento alusivo ao dia mundial do pão”, informou Fernanda.
Os participantes do encontro receberam um material do sindicato com o que está sendo realizado, serviços oferecidos, cursos e questionário de avaliação do trabalho da atual diretoria, além de adesivo de identificação como padaria filiada ao sindicato dos panificadores. A demonstração em slides e a palestra da presidente deram a dimensão do setor, as conquistas da categoria e as metas a serem alcançadas. Na oportunidade, Fernanda Hipólito mostrou os números da última pesquisa ABIP que aponta o setor de panificação com um faturamento de R$ 84,7 bilhões, equivalendo a 1,44% do PIB brasileiro, isto somente com a participação das padarias de rua. As padarias empregam 860 mil pessoas diretamente, chegando a 930 mil indiretamente. São mais de 2 milhões de empregados, incluindo fornecedores e distribuidores para um total de 64 mil padarias registradas, com um atendimento diário de 41 milhões de brasileiros. O município do Rio de Janeiro conta com 1.700 lojas com aproximadamente 26 mil funcionários.
“É esta referencia que precisamos utilizar sempre quando pensamos em crescimento. A nossa participação de 1,44% no PIB é pouco e ela só pode crescer com muito trabalho, qualidade e criatividade. Vivemos uma nova era e hoje quem não toma medidas rápidas fica para trás. É por conta disto que estamos buscando avançar sempre com o objetivo de colocar a panificação em lugar de destaque no cenário nacional e internacional”, afirmou a presidente do sindicato.
Os números das realizações do sindicato mostram o pleno desenvolvimento das suas funções em apoio aos seus filiados, com mais de 60 mil exames médicos e aproximadamente 3.600 PPRA e PCMSO, programas de prevenção de riscos ambientais e saúde ocupacional, respectivamente. Na área jurídica são mil atuações. Cursos com capacitação de mais de 2 mil profissionais, fora as turmas de técnicos específicos na excelência no atendimento ao cliente, liderança para gestores e formação de padeiros e confeiteiros com diplomas chancelados pelo SENAI.
Outro objetivo dos encontros regionais é a escolha de um representante para exercer a função de delegado do setor, um representante da região, para recolher as demandas e servir de elo com o sindicato, facilitando e aproximando a relação com a instituição, sem impedir que o panificador se dirija diretamente ao sindicado. Foi a forma definida pela diretoria para acelerar as soluções dos problemas e atendimento das necessidades do empresário, e neste primeiro encontro surgiu a indicação da primeira delegada. Maria Cristina Leite, da Panificação e Confeitaria Vale de Cambra, será a representante da região e ajudará na reconstrução da relação sindicato e padaria.
O vice-presidente Luiz Manoel deu ênfase às recentes conquistas como a que enquadrou as padarias a outros comércios, tornando os feriados olímpicos em dias normais de trabalho, evitando assim o pagamento adicional de mais de R$ 14 milhões; a participação nas reuniões com a empresa olímpica na decisão de flexibilizar as restrições logísticas; a inclusão permanente de um membro da diretoria nas delegações da FIRJAN em missões nacionais e internacionais, onde todo o conhecimento adquirido é passado para os panificadores; e o inédito parcelamento do dissídio coletivo com 7% de janeiro a outubro e 3% em novembro e dezembro.
O tesoureiro João Albino e o primeiro secretário Marcelo Brandão destacaram a importância da participação dos panificadores nesta nova gestão e na construção do modelo a ser seguido. Pediram o apoio da categoria enfatizando que há muito que fazer e poucos a desempenhar as funções necessárias as execuções.
O primeiro encontro regional dos panificadores dá início a uma série de ações pontuais planejadas pela atual diretoria em busca de uma relação mais próxima e redução de incidências, principalmente nas questões que envolvem as rigorosas vistorias pelos órgãos de fiscalização, como Procon, Vigilância Sanitária e Inmetro. Foi anunciada a criação de um manual dos panificadores, onde serão abordadas todas as normas regulamentares de funcionamento, procedimentos, cuidados e obrigações. A diretoria fez um balanço positivo do encontro e já começa a preparar a seqüência da ação que vai percorrer todas as regiões do município do Rio de Janeiro. É o sindicato trabalhando na administração Fernanda Hipólito.