Governo estadual publica regulamentação da Lei da Liberdade Econômica com 289 atividades de baixo risco

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a Lei nº 8.953, de 30/07/2020, que classifica as atividades de baixo risco no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 289 atividades foram dispensadas da necessidade de atos públicos estaduais, como licença, autorização, alvará, cadastro, credenciamento, entre outros documentos, para o pleno exercício da empresa. A lei traz ainda a possibilidade de o governo fluminense ampliar esse direito para mais atividades, de ofício ou a requerimento.

A lei estadual internaliza o conceito introduzido pela Lei da Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874/2019) sobre atividades de baixo risco e diversas medidas de desburocratização e simplificação de processos para os empresários e os empreendedores.

A lei foi proposta na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador no último dia 30/07 e publicada no Diário Oficial do Estado no dia seguinte. Não se aplica, porém, aos empreendimentos e atividades que utilizam recursos ambientais, potencial ou efetivamente causadores de significativo impacto ambiental, sujeitos ao licenciamento ambiental.

Acesse a relação completa de atividades

Fonte: Firjan

Associe-se ao Rio+Pão!

Saiba Mais

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Defendemos os interesses do setor junto às esferas políticas e econômicas, garantindo voz ativa para os panificadores.

  • COMPETITIVIDADE

    Oferecemos conhecimento e inovação para que as padarias se destaquem no mercado, aumentando a qualidade e os resultados dos negócios.

  • BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

    Nossos associados têm acesso a vantagens especiais, condições diferenciadas e parcerias estratégicas que impulsionam o setor.

  • SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

    Apoio jurídico, tributário, capacitação profissional e diversas soluções para auxiliar a gestão e o crescimento das padarias.