Indústria de Alimentos e Bebidas se reúne para traçar planejamento estratégico
Cerca de 40 empresários fluminenses e representantes de instituições do segmento se reuniram para definir o Plano Estratégico da Indústria de Alimentos e Bebidas para os próximos 10 anos. A iniciativa, promovida pela Gerência Geral de Desenvolvimento Setorial do Sistema FIRJAN, tem como objetivo traçar uma visão de futuro para o setor, por meio de um plano de ação que eleve seu patamar de competitividade.
No encontro, que contou com a participação do SIPC, os empresários elaboraram um panorama da indústria de alimentos e bebidas, identificando suas principais oportunidades e desafios, tanto no ambiente interno das empresas quanto na relação com agentes e fatores externos. Em outra etapa da dinâmica, foram construídos, a partir dessas informações, os direcionadores mais importantes para que o segmento se torne mais competitivo até 2025.
“Esta ação é um momento único que o Sistema FIRJAN proporcionou, pois a reunião destes diferentes seguimentos faz com que nossa indústria vislumbre oportunidades de networking. Padarias se unindo com fabricantes de sorvetes ou de café, por exemplo, para terem suas próprias marcas, como ocorre em São Paulo”, afirmou a presidente do SIPC, Fernanda Hipólito, sugerindo que a Federação deve promover mais eventos como esse.
Entre os treze temas priorizados estão tributação, associativismo, infraestrutura e logística, marketing e desenvolvimento de marca própria, qualificação de mão de obra e qualidade e certificação. Divididos em cinco grupos, eles elencaram planos de ação que deverão ser implantados para que sejam alcançadas melhorias em cada uma das temáticas.
“A partir dessa iniciativa sairão muitas das nossas políticas para o estado. Com uma linha de ação traçada, desenvolvemos melhor nossa relação com o governo para a defesa de interesses do setor. É importante ressaltar também que as peculiaridades de cada segmento serão mantidas em suas dimensões”, disse Ricardo Maia, diretor executivo de Relação com Associados da Federação.
Aplicado às indústrias de Alimentos e Bebidas e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o Planejamento Estratégico 2016-2025 também contemplará os setores gráfico, moda, moveleiro e plástico. “Estamos ativando diversas indústrias para criar uma agenda contínua e uma visão de futuro, em conjunto com os empresários. Isso é fundamental para sua sustentabilidade”, disse Cristiane Alves, gerente geral de Desenvolvimento Setorial da FIRJAN. O evento aconteceu em 1º de setembro, na sede da Federação.