Nova diretoria do sindicato renova conceitos no setor
Mudanças de atitude, identidade e participação. Assim o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro mostra renovação de conceitos na busca de excelência para o setor. A nova presidente do sindicato, Fernanda Hipólito, e sua diretoria têm utilizado o legado deixado pelo saudoso Armando Vieira da Cruz como base para a realização de ações que proporcionem à categoria mais serviços, alavancando o setor e contribuindo com a melhoria das ofertas e atendimento ao consumidor
Hoje, os panificadores do Rio de Janeiro têm representação em todos os níveis, inclusive na diretoria da FIRJAN, onde a presidente do SIPC se destaca na luta pelo setor, com conquistas significativas, como enquadrar as padarias a outros setores do comércio por ocasião das Olimpíadas. Com isso, padarias e confeitarias funcionaram em horário normal, sem feriado olímpico. Antes quase sempre ausente, agora o sindicato é presença constante em todas as feiras, eventos e missões sindicais no Brasil e no exterior, com diretores e caravanas.
A aproximação com fornecedores tem proporcionado novas parcerias através de reuniões mensais, onde negócios são concretizados com mais facilidades e vantagens. A divulgação do calendário anual dos cursos realizados no centro técnico, na sede do Rio Comprido, permite ao empresário a escolha ideal para a capacitação dos funcionários. A melhoria e reforma da própria sede está sendo discutida para oferecer mais conforto e funcionalidade a todos os panificadores, filiados ou não.
A descentralização da relação começa a ser implantada com reuniões regionais objetivando a aproximação com a categoria. É a presença do sindicato ouvindo as demandas e apontando saídas. A primeira região agendada é a Ilha do Governador, agora em outubro. Outras regiões, da mesma forma, receberão a diretoria com o motivo idêntico. Além disso, os panificadores podem solicitar reuniões externas e apresentar sugestões que possam contribuir para o setor.
O Dia Mundial do Pão será comemorado no dia 27 de outubro onde, na oportunidade, as camisas serão distribuídas. O evento programado vai oferecer cursos, negócios, palestras e coquetel numa grande confraternização durante todo o dia. A intenção não é de festa, será um encontro em vários ambientes com ações de interesse de funcionários e empresários da panificação com a presença de órgãos municipais, estaduais e federais, além de autoridades convidadas.
A diretoria do sindicato, a convite da Kibon, participou de um encontro, em São Paulo, para conhecer o setor de inteligência da empresa e sua técnica de sustentabilidade. Na oportunidade, foram oferecidos para experimento os lançamentos do verão, tendo como carro chefe da campanha os sorvetes Ben & Jerry's. A presidente Fernanda Hipólito, após entregar uma homenagem do sindicato, ressaltou a importância destas ações onde o empresário pode ser ouvido e atendido.
Mudança de conceito exige trabalho e isto não tem faltado à atual diretoria do SIPC. Não é demais frisar que é fundamental a participação de toda a categoria. Para tanto, os panificadores devem se apresentar e acompanhar a vida da instituição através do nosso site e do nosso perfil no Facebook.
Este é o movimento, esta é a dinâmica do trabalho do novo sindicato. Uma instituição mais atrativa, mais funcional e mais representativa. Gente que ouve e gente que é ouvida. Assim a categoria fica forte e mais respeitada. É o sindicato trabalhando.