Panificadores da Zona Oeste escolhem representante regional


O SIPC promoveu, no dia 22 de novembro, em Bangu, o segundo encontro regional com panificadores, tendo o objetivo de aproximar a categoria, além de demonstrar a realidade do dia a dia da atual diretoria, tendo à frente a presidente Fernanda Hipólito, junto com um grupo que tem lutado bastante há alguns anos. 


 


O evento reuniu empresários donos de padarias, fornecedores e convidados, sendo o segundo de uma série programada em todo o município do Rio de Janeiro. O projeto visa alcançar todo o setor, chamando o panificador a participar com demandas e troca de conhecimentos, a fim de melhorar a posição do comércio no cenário da indústria de alimentos. Na oportunidade, o panificador Angelim Aguiar dos Santos Jacinto, proprietário da Padaria e Confeitaria Nossa Senhora Soledade, em Realengo. foi escolhido delegado da regional.


 

Angelim Aguiar dos Santos Jacinto foi escolhido delegado da regional da Zona Oeste (Foto: Divulgação)


A presidente Fernanda Hipólito ressaltou o empenho do grupo diretivo e o legado deixado por Armando Vieira da Cruz, o respeitado e admirado presidente que faleceu em agosto, três meses após a posse. 


 


“Hoje estamos à frente do SIPC. Foi esta a vontade do Sr. Armando ao formar este grupo. Quando falamos em nova diretoria não estamos deixando de lado o legado passado. Na verdade, estamos dando continuidade aos preceitos, valores morais e éticos, com um toque de  modernidade, gerando assim uma mudança de conceito para o nosso sindicato. Na condição de vice-presidente eleita na chapa, por delegação do Sr. Armando, já vinha representando a instituição em vários momentos e, de repente, por força do destino, fui conduzida ao cargo máximo. Apesar da grande responsabilidade de substituir um homem super-respeitado no setor, hoje me sinto à vontade e conto com a ajuda de uma diretoria que caminha junto e me impulsiona a sonhar com novas conquistas”, destacou Fernanda.


 


Os participantes do encontro receberam um material do sindicato com tudo que está sendo realizado, serviços oferecidos, cursos, questionário de avaliação do trabalho da atual diretoria, além de adesivo de identificação como padaria filiada ao sindicato dos panificadores. A demonstração em slides e a palestra da presidente deram a dimensão do setor, as conquistas da categoria e as metas a serem alcançadas. Na oportunidade, Fernanda Hipólito mostrou os números da última pesquisa ABIP que aponta o setor de panificação com um faturamento de R$ 84,7 bilhões, equivalendo a 1,44% do PIB brasileiro, isto somente com a participação das padarias de rua. Os estabelecimentos empregam 860 mil pessoas diretamente, chegando a 930 mil indiretamente. São mais de 2 milhões de empregados – incluindo fornecedores e distribuidores – para um total de 64 mil padarias registradas, com um atendimento diário de 41 milhões de brasileiros. O município do Rio de Janeiro conta com 1.700 lojas, tendo aproximadamente 26 mil funcionários.


 

Camisas e cartazes foram distribuídos pelo sindicato para as padarias (Foto: Divulgação)


“A nossa produção representa quase 60% do faturamento das padarias. Portanto, nunca devemos esquecer que a cada dia precisamos que a qualidade seja levada em consideração e com prioridade. Os outros departamentos apenas completam o financeiro das nossas empresas. Não aceitem a definição de que ‘as padarias vendem de tudo, até pão’. Não é isso. Produzimos a maior parte das vendas das lojas”, acrescentou a presidente.


 


Os números das realizações do SIPC mostram o pleno desenvolvimento das suas funções em apoio aos seus filiados, com mais de 60 mil exames médicos e aproximadamente 3.600 PPRA e PCMSO, programas de prevenção de riscos ambientais e saúde ocupacional, respectivamente. Na área jurídica são mais mil atuações. Cursos com capacitação de mais de 2 mil profissionais, fora as turmas de técnicos  específicos na excelência do atendimento ao cliente, liderança para gestores e formação de padeiros e confeiteiros com diplomas chancelados pelo SENAI.


 


Outro objetivo dos encontros regionais é a escolha de um representante da região para exercer a função de delegado do setor, recolhendo as demandas e servindo de elo com o sindicato, facilitando e aproximando a relação com a instituição, sem impedir que o panificador se dirija diretamente ao sindicado. Foi a forma definida pela diretoria para acelerar as soluções dos problemas e atendimento das necessidades do empresário. No primeiro encontro, na Ilha do Governador, surgiu a indicação da primeira delegada. Maria Cristina Leite, da Panificação e Confeitaria Vale de Cambra, já está trabalhando na reconstrução da relação sindicato e padaria. Agora, a regional de Bangu terá no panificador Angelim o representante para levar as demandas do setor ao sindicato. 


 


Até o final de 2016, a diretoria vai divulgar todo o planejamento para o ano seguinte, com um calendário dos eventos de janeiro a dezembro e os encontros nas regiões, levando as conquistas e realizações do SIPC aos panificadores, objetivando uma maior aproximação com a categoria, além de atrair as padarias não sindicalizadas a participarem da instituição recebendo vários serviços. É o sindicato trabalhando!

Associe-se ao Rio+Pão!

Saiba Mais

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Defendemos os interesses do setor junto às esferas políticas e econômicas, garantindo voz ativa para os panificadores.

  • COMPETITIVIDADE

    Oferecemos conhecimento e inovação para que as padarias se destaquem no mercado, aumentando a qualidade e os resultados dos negócios.

  • BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

    Nossos associados têm acesso a vantagens especiais, condições diferenciadas e parcerias estratégicas que impulsionam o setor.

  • SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

    Apoio jurídico, tributário, capacitação profissional e diversas soluções para auxiliar a gestão e o crescimento das padarias.