Panificadores lotam a sede do sindicato para comemorar o Dia Mundial do Pão
O Dia Mundial do Pão foi comemorado em grande estilo no dia 27 de outubro, na sede do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro. Panificadores, funcionários, convidados e autoridades lotaram a instituição, desde o centro técnico, no primeiro andar, até o salão principal, no terceiro.
A diretoria, liderada pela presidente Fernanda Hipólito, preparou uma programação didática, voltada aos interesses comuns da categoria, atendendo ao interesse de funcionários e empresários do setor.
O centro técnico foi movimentado com um workshop em três momentos: o Moinhos Canuelas apresentou um treinamento sobre pães doces; o Moinhos Cruzeiros do Sul desenvolveu o pão francês linha ouro e a Bungue Alimentos mostrou pães rústicos e nutricionais.
Além destes momentos, o especialista em atendimentos André Perez ministrou no anexo uma aula show com o tema “Encantar para vencer a crise” e o grande interesse do público fez lotar o espaço de treinamentos.
As palestras atraíram dezenas de panificadores que ocuparam todos os lugares oferecidos e muitos acompanharam de pé, tamanho o interesse dos temas propostos pela diretoria e organizadores do evento. A nutricionista Ana Paula Silva abordou a adequação às exigências do Procon e da Anvisa, com exibição de slides pontuando as questões básicas enfrentadas no dia a dia nas padarias.
No segundo momento foi a vez do técnico Felipe, representante da Starmed – empresa especializada em assessoria e consultoria em saúde ocupacional e segurança do trabalho -, falar sobre a NR-12 e as medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, visando a prevenção de acidentes de trabalho, fundamentadas nos artigos 184 e 186 da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.
Finalizando, o Dr. Luiz Cláudio Figueiredo, advogado trabalhista, motivou um bom debate sobre as questões da relação patrão e empregado, tão complexas e, às vezes, de difícil entendimento. A jornada de trabalho e o intervalo provocaram reações variadas e suscitaram dúvidas, prontamente esclarecidas pelo representante do setor jurídico do sindicato.
Representantes do Sistema FIRJAN, da política e autoridades municipais e estaduais estiveram presentes e, entre as personalidades, a convite do diretor Antero Giroto, o ídolo eterno da torcida do Vasco da Gama, o goleiro Carlos Germano, também prestigiou o evento acompanhado da filha Ana Clara Fernandes, sendo aplaudido pelos presentes.
A “Confraria do Garoto”, irreverente grupo que encarna o verdadeiro espírito do carioca, com senso crítico e independente, também participou do evento com vários integrantes vestidos com o tradicional branco, e, em alusão ao Dia Mundial do Pão, a arruda foi substituída pelo trigo no chapéu de cada membro. Na oportunidade, o confrade Elísio Quintino entregou uma linda placa como uma moção da confraria a presidente Fernanda Hipólito, pelos relevantes serviços prestados a frente do SIPC, comandando uma diretoria atuante e de muitas conquistas para a categoria.
O showroom, com os stands das empresas, tornou o ambiente muito especial. Todos os participantes mostraram as novidades com produtos de altíssima qualidade e, ao final, os convidados puderam saborear as delícias oferecidas e, em paralelo à degustação, vários prêmios foram sorteados aos panificadores: 100 sacos de maxi ouro da Rosa Branca; uma tonelada de farinha ou pré-mistura e 2 kits de produtos da Canuelas; 10 kits da Coca-Cola; 1 kit panetone completo da Mastermix; 10 kits da Kibon; 10 bolsas térmicas com pratos exclusivos da Aurora Alimentos; 10 cestas da Itaiquara Alimentos e 4 baldes de manteiga Estrela Branca.
Após o sorteio dos prêmios, os panificadores receberam as novas camisas do sindicato para vestir os funcionários das padarias. Neste ano, o autismo está estampado em apoio à causa Por decisão da diretoria, a cada ano uma causa social será abraçada pela instituição.
O evento deste ano contou com a participação de várias empresas parceiras que aproveitaram o momento para expor seus produtos, além de oferecer aos presentes o que há de melhor no segmento de alimentos no setor de panificação.
A diretoria do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro anunciou que, na segunda quinzena de novembro, promoverá o segundo encontro regional, desta vez em Bangu, reunindo panificadores do bairro da Zona Oeste e adjacências com o objetivo de aproximar o sindicato aos panificadores. Na oportunidade, será escolhido o delegado da região, função que atenderá a categoria com as demandas e enviadas à instituição para soluções. Já em dezembro, dia 1º, pela primeira vez em 75 anos de existência, o SIPC sediará o Seminário Circuito Nacional da ABIP com a participação de panificadores de todo o Brasil, discutindo as demandas e avanços para o setor.
É o sindicato trabalhando. A administração Fernanda Hipólito não tem medido esforços para proporcionar melhorias à categoria. A presidente e os diretores Luiz Manoel Duarte, João Albino e Antero Giroto têm se movimentado todos os dias da semana, sempre buscando o melhor junto aos órgãos municipal, estadual e federal, assim como na FIRJAN, onde é grande a representação do sindicato.
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS
-
REPRESENTATIVIDADE
Defendemos os interesses do setor junto às esferas políticas e econômicas, garantindo voz ativa para os panificadores.
-
COMPETITIVIDADE
Oferecemos conhecimento e inovação para que as padarias se destaquem no mercado, aumentando a qualidade e os resultados dos negócios.
-
BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS
Nossos associados têm acesso a vantagens especiais, condições diferenciadas e parcerias estratégicas que impulsionam o setor.
-
SERVIÇOS ESPECIALIZADOS
Apoio jurídico, tributário, capacitação profissional e diversas soluções para auxiliar a gestão e o crescimento das padarias.