Prefeitura do Rio decreta novo feriado, mas setor de panificação não será atingido


Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 2, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou mais um dia de feriado no município. Na quinta-feira, 4, será feriado na capital fluminense para a passagem da tocha olímpica.


 


O prefeito explicou que a medida foi necessária por conta do grande congestionamento registrado ontem, primeiro dia de funcionamento das faixas olímpicas. Paes pediu ainda que as pessoas se programem não apenas nos dias de interdição, mas também durante os feriados, e fez um apelo para que deem preferência ao transporte público.


 


Com a medida anunciada hoje, a cidade contará com quatro feriados em agosto: 4, 5, 18 e 22. Vale ressaltar que a prefeitura não descarta a possibilidade de decretar novos feriados ou pontos facultativos ao longo dos Jogos Olímpicos.


 

Feriado não atinge setor de panificação


 


Em uma ação de defesa de interesses, o Sistema FIRJAN e o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro (SIPC) conseguiram uma importante vitória para o setor.


 


Foi publicado, no Diário Oficial de 22 de junho, decreto que retira das padarias da capital a obrigatoriedade de efetuar pagamento dobrado aos funcionários nos feriados previstos no calendário olímpico. A decisão evita custos da ordem de R$ 7,5 milhões, que os estabelecimentos teriam com esses feriados.


 

Restrições logísticas


 


Até 18 de setembro estarão em vigor as restrições logísticas no município do Rio de Janeiro para circulação de veículos de carga. Em função dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, fica proibida a circulação de veículos de carga nas regiões Centro e Zona Sul entre 6h e 21h.


 


Há exceção apenas para caminhões de menor porte (Veículos Urbanos de Carga – VUC) e utilitários, que poderão circular entre 11h e 17h. Nas demais regiões caminhões médios e grandes podem circular das 11h às 17h e das 21h às 06h.


 


Na Avenida Brasil, devido o acesso ao Porto do Rio de Janeiro e ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim – Galeão, o tráfego para veículos de grande porte está  permitido entre 10h e 17h.

Associe-se ao Rio+Pão!

Saiba Mais

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Defendemos os interesses do setor junto às esferas políticas e econômicas, garantindo voz ativa para os panificadores.

  • COMPETITIVIDADE

    Oferecemos conhecimento e inovação para que as padarias se destaquem no mercado, aumentando a qualidade e os resultados dos negócios.

  • BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

    Nossos associados têm acesso a vantagens especiais, condições diferenciadas e parcerias estratégicas que impulsionam o setor.

  • SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

    Apoio jurídico, tributário, capacitação profissional e diversas soluções para auxiliar a gestão e o crescimento das padarias.