SIPC despede-se do presidente Armando Vieira da Cruz
O falecimento do presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro, Sr. Armando Vieira da Cruz, no último dia 7 de agosto, deixa um grande vazio a categoria.
Presidente há 13 anos e responsável direto da construção de uma mentalidade sindical que será perpetuada e sua memória lembrada para sempre. Foi um verdadeiro guerreiro na luta pelo setor. Panificador com 59 anos de atuação a frente da Panificação Flor da Matriz, seu Armando viveu 86 anos e foi um dos responsáveis pela construção da sede própria do sindicado no Rio Comprido em 1994, onde na época, Joaquim Moura Corrêa era o comandante da instituição. Ele costumava dizer que fora pedreiro, pintor, motorista e tudo que necessitasse para a realização do sonho de construir a “Casa do Panificador” e hoje poucos sindicatos podem se orgulhar de possuir uma sede própria e esta construída pelos panificadores.
Seu Armando, imigrante português, desembarcou no Brasil em 7 de setembro de 1951 e a partir dali começou a construir a própria trajetória, primeiro como empregado em um bar que ele chamava de tendinha, depois em um restaurante e em 1957 começava a história da Panificação Flor da Matriz, que este ano completa 59 anos. Em 2015 recebeu a maior honraria do município do Rio Janeiro: a medalha Pedro Ernesto, por proposição do vereador professor Célio Luparelli.
Armando Guimarães Batista Vieira da Cruz, casado há 58 anos, deixa esposa, um casal de filhos, três netas, um neto e dois bisnetos e um sindicato forte como uma diretoria formada por ele, recém-eleita, que terá a missão de dar continuidade ao trabalho em prol de um setor que ganhou enorme projeção no cenário nacional e internacional, graças a atuação de lideranças formadas e incentivadas pelo presidente que hoje é saudade.
“Foi com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento do Armando. Companheiro, colega fiel e querido amigo. Que o bom Deus o receba em sua morada eterna”. (Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira – Presidente do Sistema FIRJAN)
“Perder um companheiro como o Armando é perder a referencia do líder da panificação carioca que influenciou o setor brasileiro durante anos”. (José Batista – Presidente da ABIP)
“Ficamos órfãos do grande representante e eterno incentivador da panificação brasileira. Armando deixa um legado para a nova diretoria ter muito orgulho”. (Sergio Busquet – Presidente do Sindpanific)
Com o falecimento do Sr. Armando, Fernada Hipólito assume a presidência do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Município do Rio de Janeiro.